(second muitos)
Chegou sua newsletter fresquinha sobre Clojure (conj [] :clojure-conj :hacktoberfest :awesome-clojure-br :frontend :cljs :babashka :core.async)
Somos mais de 60!
Depois da primeira edição da (concat) já temos mais de 60 assinantes 😱. Ficamos muito felizes com isso, então queríamos agradecer a vocês que estão nos acompanhando.
Queremos melhorar cada vez mais a sua newsletter de Clojure em Português <3
Então contamos com sua participação nos comentários para melhorar e trazer novos conteúdos.
Boa leitura!
Participe da ClojureBR
A ClojureBR está presente em diversas plataformas e em múltiplos formatos.
Website | Telegram | Discord | YouTube
Eventos: Clojure/Conj
No começo de Outubro tivemos a volta da Clojure/South, conferência organizada pelo Nubank que contou com 2 dias de evento! Foi sensacional <3 Teve workshops e palestras muito boas.


E agora em Novembro teremos a Clojure/Conj, a maior conferência de Clojure do mundo (de acordo com o site)!
E tem DESCONTO para comunidade brasileira de Clojure, válido para “Livestream (only)” e “Group Registration (Livestream)”:
50% de desconto para livestream com o cupom CLOJUREBR50OFF
E se liga nesse vídeo sensacional de divulgação, Alex Miller agora é meu não-ator atuante favorito!
Hacktoberfest! Clojure + OpenSource
No mês de outubro rola um evento sensacional que é o Hacktoberfest
Um mês de celebração de tudo que é relacionado ao open source
Original: A month-long celebration of all things open source
E você sabia que temos diversos projetos Clojure open source que foram criados ou são mantidos por BR?
Por isso a comunidade criou o Awesome Clojure: https://github.com/clj-br/awesome
Um repositório colaborativo que contém projetos criados ou mantidos por BRs, se estiver sentindo falta de algum projeto, só abrir um PR!
⭐ Não esqueça de ajudar dando uma estrela no Github ⭐
Pra galera do frontend: Eucalypt library - squint-cljs UIs
No começo do mês de outubro rolou um anúncio bem legal no Clojurians do Chris McCormick falando sobre como ele criou o Eucalypt:
Ele queria participar de uma gamejam onde o jogo final deve ter menos de 13kb, e no final criou o Eucalypt para isso… e detalhe, ele nunca terminou o jogo da gamejam 😅
De acordo com o repositório:
Eucalypt é uma biblioteca frontend para Squint ClojureScript que substitui Reagent e React por um subconjunto compatível da API do Reagent. Suporta componentes form-1 e form-2.
Seu objetivo é gerar artefatos frontend muito pequenos (cerca de 10 KB) usando algo parecido com “Reagent” e “ClojureScript”. É ideal para pequenos trechos de código frontend simples, e não para grandes aplicações web. O próprio Eucalypt é leve e cabe em um único arquivo
.cljs.- tradução livre (original)
Ele criou um site onde tem algumas aplicações feitas com o Eucalypt, como por exemplo, uma lista de tarefas (todo list):
Ele fez também um vídeo explicando sobre o Eucalypt (em inglês):
Babashka: o queridinho do Clojure 🪆
Poucas coisas são indiscutíveis e no mundo Clojure, o Babashka é uma dessa unanimidades. Quase ninguém fala mal, e quem usa, ama.
Mas afinal, isso é de comer ou de beber? O Babashka é um ambiente de scripting para Clojure. Ideal para, obviamente, scripts, mas também automações e ferramentas de linha de comando para tarefas do dia a dia - ou outras talvez nao tão triviais.
Com ele temos o poder e a expressividade do Clojure com a inicialização quase instantânea, por ser rápido e leve, pois é compilado como um binário autônomo usando a GraalVM. Além disso o Babashka tem uma comunidade super ativa, que mantém um ecossistema cheio de pods, bibliotecas e exemplos prontos. ✍️
Saiba mais em: babashka.org
Bônus: Fun fact! 🎁
E esse nome “Babashka”, o que significa?
É só um nome divertido! Vem do russo “бабашка” (babashka), uma palavra inventada parecida com babushka, que significa “vovózinha”. Mas aqui, é só pra soar engraçado e fácil de lembrar!
🗣️ A equipe do Clojure quer ouvir você!
O release do core.async 1.9.829-alpha2 saiu e ele traz a re-implementação de go blocks usando virtual threads. Feedback sobre performance estão sendo coletados.
→ Você tem um projeto que usa core.async? Ja imaginou que legal seria poder colaborar com sua experiência?
Às vezes o simples compartilhamento é a oportunidade ideal para fazer uma pequena grande diferença! Vai la no Slack dos Clojurians, canal #core-async e conta se você observou alterações de latência, throughput, variação no uso de heap, GC ou qualquer outra métrica ou insight.
Não aWAIT! 🥁 Esse tipo de retorno é super importante para a evolução da linguagem e pra deixar as libs mais robustas no mundo real.
Mais detalhes aqui: https://clojure.org/news/2025/10/01/async_virtual_threads





